A Nutricionista: Maria Luisa Bellotto

A Nutricionista Maria Luisa Bellotto, CRN 21430, graduou-se em Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba em 2000, se especializou em Nutrição Esportiva pela Universidade de Barcelona (Espanha) em 2003 e obteve o seu doutorado em Educação pela Universidade de Lleida (Espanha) em 2006, diploma revalidado no Brasil pela Universidade São Paulo em 2009.

Atualmente é colaboradora do grupo de pesquisa FISEX – UNICAMP (Laboratório de Fisiologia da Faculdade de Educação Física), nas linhas de pesquisa de obesidade, terceira idade, compostos bioativos e inflamação. Investiga sobre hábitos alimentares de atletas para divulgação e publicação em revistas científicas ou comerciais.

Atua como Nutricionista, especialmente na área esportiva, na cidade de Campinas e em outros municípios da região (Paulínia, Americana, Cosmópolis). Foi docente da Faculdade Metrocamp - Campinas entre 2008-2014 ministrando disciplinas de Nutrição e Alimentação no Esporte para os cursos de Nutrição e de Educação Física, entre outras disciplinas.

Entre as atividades que a nutricionista desenvolve, destacam-se: atendimentos personalizados e palestras sobre Alimentação e Nutrição aplicada à praticantes de atividade física e atletas de alto nível. Em consulta elabora relatórios de avaliação nutricional e reeducação alimentar a nível individual ou coletivo, e preparação de materiais educativos.

Acesse o Currículo Lattes de Maria Luisa Bellotto.

Experiência de Vida

De 1988 a 1999 praticou e treinou natação no Centro Cívico de Americana, o fascínio pelo o esporte surgiu a partir desta prática. Anos mais tarde se envolveu pela prática informal de corrida e bicicleta. Devido ao tempo limitado para a prática esportiva diária, trocou radicalmente a pista, a bicicleta e a piscina por um esporte totalmente diferente, o Karatê, o qual praticou por dois anos. Em 2001 se mudou para Espanha para a realização de seu doutorado, retomando os treinos de natação e musculação. Hoje mãe de duas filhas, tenta conciliar a maternidade com o trabalho, pesquisa e atividade física. A corrida de rua, natação, spinning, HIIT e musculação, são as atividades física que se dedica atualmente.


Experiência Laboral

Trabalhou durante os anos de 1996 a 1999 como professora de inglês, dando aulas em institutos privados e aulas particulares para estudantes brasileiros candidatos a vagas de intercambio cultural internacional de jovens.

Seu primeiro trabalho como nutricionista foi em 1999, antes mesmo de se formar, desenvolveu e aplicou módulos educativos de educação nutricional para nadadores, ginastas e responsáveis pela alimentação dos atletas do Centro Cívico de Americana. Desenvolveu informes com as descrições e interpretações do estado nutricional dos atletas, documentos apresentados aos pais e responsáveis (treinadores e técnicos) dessas modalidades. Entre fevereiro a junho de 2001 foi voluntária para atuar como nutricionista no Hospital Municipal de Dallas no Texas (EUA - Parkland Hospital System).

Durante o período em que realizou seu doutorado na Espanha, de outubro de 2001 a junho de 2006, não pode atuar como Nutricionista por não ter seu título reconhecido neste país. Porém as experiências laborais que vivenciou em Lérida e Barcelona na Espanha, lhe permitiu desenvolver a capacidade de adaptação à novas situações, comunicação, aprendizado de novos idiomas e inúmeras experiências de vida (organização de congressos, auxiliar de chefe de alta gastronomia, entrevistadora do Ministério de Economia da Espanha e agente de viagem).

Desde sua volta ao Brasil em 2006, atua como nutricionista oferecendo serviços de orientação e avaliação nutricional à praticantes de atividade física e atletas de alto rendimento, lecionando em cursos superiores e de pós-graduação especialmente em cursos de Nutrição e Educação Física. Foi docente da Faculdade Metropolitana de Campinas METROCAMP (2009 a 2014). É, desde 2010, pesquisadora colaboradora do Laboratório de Fisiologia do Exercício (FISEX- UNICAMP) onde contribui em pesquisas sobre obesidade, exercício físico e envelhecimento. Atua ainda como consultora de revistas esportivas e atletas de ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, atletismo e natação.

Se você busca uma avaliação de como se alimentar ou necessita ajustes na dieta para atingir seus objetivos, sem alterar a sua rotina de vida e respeitando suas condições econômicas, agende uma consulta! As informações individualizadas sobre alimentação e suplementação lhes serão úteis para toda vida.

Entre em Contato

2017 ® Nutricionista Maria Luisa Bellotto - Todos os direitos reservados.
website: pratza