Blog

Os melhores alimentos para abaixar o colesterol.

18 de JUNHO de 2018 | 313 Visualizações




Os principais nutrientes que ajudam a controlar os níveis de colesterol são as gorduras do tipo mono e poli insaturada. As gorduras ou alimentos que possuem as frações lipídicas denominadas Ômegas (3, 6 e 9) se destacam por demonstrarem melhores resultados em estudos científicos quando o assunto é o controle da inflamação sistêmica e controle do colesterol sanguíneo.

Os indivíduos que apresentam altas taxas de colesterol costumam apresentar este tipo de inflamação, e o contrário também é verdadeiro, indivíduos inflamados podem desenvolver altas taxas de colesterol no sangue sem que comam de modo excessivo os alimentos que contenham esta gordura ou outras que levam o aumento do colesterol.

Assim, alimentos como peixes (principalmente aqueles provenientes de águas profundas, escuras e geladas), azeite de oliva, abacate, oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim, linhaça), são considerados anti-inflamatórios e, portanto, ajudam no controle do colesterol.

Além dos ômegas, os alimentos ricos em fibras também são excelentes, pois na sua constituição proporciona vitaminas e minerais, tais como as frutas, verduras, legumes, leguminosas, oleaginosas e sementes.

Além da alimentação e da própria genética do indivíduo, os hábitos de vida também influenciam para a elevação do colesterol, tais como: o estresse, tabagismo, falta de sono e a não suficiente prática de atividade física ou uso do corpo.

Os convido a tentar mudar ou evitar esta condição, através de bons hábitos alimentares, atividade física e buscando em sua rotina a felicidade nas mais pequenas coisas!

Esta publicação foi elaborada pela Nutricionista Maria Luisa Bellotto para o cardiologista Dr. Bruno Albuquerque Colontoni para a publicação no site: www.meucoracaosaudavel.com.br .


 

 

Se você busca uma avaliação de como se alimentar ou necessita ajustes na dieta para atingir seus objetivos, sem alterar a sua rotina de vida e respeitando suas condições econômicas, agende uma consulta! As informações individualizadas sobre alimentação e suplementação lhes serão úteis para toda vida.

Entre em Contato

2018 ® Nutricionista Maria Luisa Bellotto - Todos os direitos reservados.
website: pratza