Blog

O que é Nutrição Esportiva?

02 de SETEMBRO de 2016 | 903 Visualizações



A Nutrição Esportiva representa um dos campos emergentes das ciências da Nutrição. O interesse pela Nutrição Esportiva, esta focado basicamente em dois grupos de pessoas: por um lado os atletas de elite, e por outro, praticantes de atividade física, das quais podem apresentar estados fisiológicos, cargas de treinamento e necessidades nutricionais diferentes.

Uma dieta adequada ajuda a otimizar o rendimento esportivo dos atletas que visam bons resultados a nível de competição. Nos níveis mais altos de competição esportiva, a intervenção nutricional pode ser a diferença entre ganhar e perder. Esta claro que os processos de treinamento e competição se verão afetados quando a dieta não for equilibrada. Portanto, a dieta deve si adequar à modalidade esportiva e às características de cada individuo, respeitando o seu posicionamento na equipe, a eficiência de seus movimentos, as exigências dos treinos, a programação de viagens, somada a uma possível falta de conhecimentos sobre nutrição que podem levar-lo a realizar uma alimentação e nutrição deficiente.

Já para o publico praticante de atividade física não competitiva, bons hábitos alimentares juntamente com a pratica de atividade física melhoraram a saúde e o bem estar das pessoas, evitam a obesidade, os riscos de doenças coronárias, alguns tipos de câncer e osteoporose, além de contribuir com a promoção da saúde mental das pessoas. Portanto, o reconhecimento da nutrição aplicada a prática da atividade física e ao esporte de competição, deram inicio a novos conhecimentos e temas para a realização de investigações bem como para a atuação dos Nutricionistas.


O Profissional de Nutrição Esportiva


A principal função do Nutricionista é orientar o atleta a preservar seu estado de saúde e otimizar seu rendimento físico e esportivo através de uma conduta alimentar adequada. No entanto, a Nutrição Esportiva não é uma função tradicional do profissional de Nutrição. Para que os Nutricionistas possam atuar nessa área, devem primeiro adquirir uns conhecimentos técnicos em Nutrição Humana e Clínica, assim como apresentar umas características pessoais específicas. Além disso, este profissional precisa ter conhecimentos substanciais em ciências do exercício e apresentar um interesse particular pelos esportes.

Para melhor entender as necessidades de seus clientes, se sugere que os Nutricionistas trabalhem com bastante proximidade de seus atletas, treinadores e técnicos, além de estarem familiarizados com o ambiente esportivo e sua peculiar cultura. Não podemos deixar de considerar que os cuidados com a saúde, atividade física, dieta e educação, somente podem ser alcançados quando existir a intervenção de uma equipe multidisciplinar, com a participação de médicos, treinadores, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e científicos.



 

 

Se você busca uma avaliação de como se alimentar ou necessita ajustes na dieta para atingir seus objetivos, sem alterar a sua rotina de vida e respeitando suas condições econômicas, agende uma consulta! As informações individualizadas sobre alimentação e suplementação lhes serão úteis para toda vida.

Entre em Contato

2017 ® Nutricionista Maria Luisa Bellotto - Todos os direitos reservados.
website: pratza